contato@feturismo.com.br
default-logo

A FETURISMO – Federação das Empresas de hospedagem, Gastronomia, Entretenimento e Similares do Paraná, é uma entidade civil, que pretende se tornar uma entidade sindical de 2° Grau, e que já conta com varias associações e entidades filiadas, sendo dois sindicatos e na luta para ter mais três sindicatos filiados e assim buscar ser reconhecida através de ato do Ministério do Trabalho e Emprego.

Enquanto isso em conjunto com as entidades civis e sindicais filiadas vamos e estamos trabalhando para coordenação e representação do setor produtivo do país em nível estadual, junto aos poderes público e privado.

A entidade nasceu consciente do potencial turístico paranaense como produto, no qual estão incluídos as belezas naturais , o clima, o patrimônio histórico, o folclore, o artesanato e a cultura, além das características de cordialidade e hospitalidade de nosso povo. E, por isso mesmo conhece a importância de se investir em infraestrutura de serviços e qualificação de mão-de-obra especializada.

O turismo representa o segmento econômico que mais cresce no mundo, detentor do maior PIB mundial, tendo faturado mais de 4 trilhões de dólares no último ano, gerando 265 milhões de empregos diretos. A tendência e perspectiva de crescimento mundial desse segmento para este ano é de 3.7%.

Segundo dados da OMT – organização Mundial do Turismo, atualmente o turismo é responsável por 1 em cada 10 empregos no mundo; na próxima década, representará 4 para cada 5 empregos criados na área de serviços.

No Brasil e no Paraná, o turismo já representa o terceiro item da balança comercial, ficando atrás apenas da indústria automobilística e componentes dos produtos metalúrgico. O faturamento no ano de 2010 foi de US$ 56,5 bilhões, com receptivo de 5.107.000 de turistas estrangeiros e um movimento de 44.200.00o de turista nacionais.

No contexto nacional o setor representado pela CNTur é de cerca de 2 milhões de empresas gerando 9 milhões de empregos diretos, dentro da categoria representada pela CNTur.

Por tudo isso, o turismo e considerado um fenômeno multiplicador de emprego e renda e um sinônimo de progresso.

São 52 segmentos é o setor que apresenta as maiores perspectivas para criar postos de trabalho, considerando que, a cada 15 mil reais investidos cria-se um novo emprego na área gastronômica, e a cada 30 mil reais investidos na Hotelaria, propicia-se um novo posto de trabalho, Considerando-se ainda, que o turismo interno apresenta crescimento anual de 9,3%.

Países como a França, Itália, Espanha e Portugal, além de tantos outros, dependem do turismo para a manutenção da sua estabilidade econômica e a solução de seus problemas sociais.

O Brasil e principalmente o Estado do Paraná, dentro desse contexto, necessita desenvolver uma consciência coletiva sobre a atividade turística, partindo do ponto de que precisa estimular, através de empresários e instituição públicas, a capacitação de todos aqueles que militam no setor, pra que se tenha cada vez mais profissionalismo, embasado em conhecimento correto e mentalidade adequada sobre modernas formas de gestão no mundo atual da globalização, onde a competitividade se ganha na gestão e na qualidade total dos produtos e serviços.

Consciente dessa realidade nasceu a FETURISMO que através da entidade mãe CNTur como entidade coordenadora e de representação nacional do setor produtivo do turismo brasileira, baseando sua ação na eliminação dos gargalos para se lançar um novo conceito turístico dentro da nova realidade que surge no país.