contato@feturismo.com.br
default-logo

Paraná e o novo mapa do turismo brasileiro

Comment are off

O mapa do turismo do Paraná mudou. O levantamento foi divulgado pelo Ministério do Turismo, em Brasília. Em todo o país, foram identificados 2.175 municípios em 291 regiões turísticas. No Paraná são 14 Regiões Turísticas e 224 municípios.
Para Diretora Técnica da Paraná Turismo, “o mapa representa uma evolução para o Turismo estadual e nacional. Com ele é possível identificar o desenvolvimento e importância do Turismo nos municípios e regiões”, comentou.
Para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todas as 27 UFs e a validação do mapa foi feita pelos estados e Distrito Federal em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais do Turismo, seguindo os critérios pré estabelecidos na Portaria nº 205/2015.

SOBRE O MAPA – O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros.

CATEGORIZAÇÃO DO NOVO MAPA DO TURISMO
 – Os 224 municípios do Paraná presentes no Mapa do Turismo se dividem em 5 categorias, de acordo com a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento, elaborado pelo MTur, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um.

Dentro da metodologia, as cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional. O conjunto de municípios dos grupos D e E, reúnem características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico. Muitas vezes são aquelas que fornecem mão de obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.
Confira como ficou a categorização do mapa do turismo do Paraná (conforme a PORTARIA Nº172, publicada em 11 de julho de 2016) e informações sobre os critérios adotados pelo Mtur no site www.mapa.turismo.gov.br

Fonte : http://www.turismo.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=622&tit=Parana-e-o-novo-mapa-do-turismo-brasileiro

Sobre o autor